Inspeções com Drone: Locais de difícil acesso
- Eng.º Othavio Toniasso Takeda
- 24 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Muito se fala sobre as várias aplicações dos Drones. Entre elas, a mais simples é a inspeção de locais de difícil acesso. Obter imagens de qualidade sem a exposição de funcionários a riscos desnecessários são possibilidades interessantes ao se cogitar a contratação de uma inspeção utilizando Drone, além disto, o tempo reduzido e a economia na logística e preparação quando comparada com inspeções convencionais tornam este serviço bastante acessível e atraente.
Um exemplo deste tipo de serviço consiste em vistorias aplicadas antes e após intervenções em fachadas. Uma vistoria preliminar pode ser realizada com o Drone para a análise visual das condições gerais da fachada, identificando anomalias e pontos a serem investigados através de outros ensaios tais como a termografia por infravermelho ou pelo tradicional ensaio de percussão das fachadas já durante as fases de preparação e execução dos serviços.
A grande vantagem deste tipo de inspeção é a obtenção de informações preliminares para a tomada de decisão. Após a inspeção, pode-se decidir pelo monitoramento ao invés de intervir e, além disto, a assertividade obtida pelas imagens e videos da inspeção e, eventualmente, pelos imagens térmicas obtidas através da termografia, permite que o contratante verifique a qualidade e terminalidade dos serviços executados.
Apesar destas vantagens, a contratação deste tipo de inspeção consiste em um Serviço Especializado de Engenharia e deve ser realizado por um profissional habilitado na modalidade de Civil, uma vez que são necessários conhecimentos técnicos específicos envolvendo a identificação de anomalias construtivas e falhas de execução nos serviços contratados.
Os resultados deste tipo de inspeção podem ser compilados em um Laudo contendo o Mapeamento das Anomalias da Fachada, o qual fica disponível para consulta tanto do cliente quanto das empresa contratadas para as intervenções, possibilitando a apresentação de orçamentos e soluções mais coerentes com a rela situação de conservação das fachadas.
Até o próximo post!













Comentários