Engenharia Diagnóstica

A CIÊNCIA DA OBSERVAÇÃO

A Engenharia Diagnóstica em Edificações é a disciplina que trata das investigações científicas e estudos de Patologia das Construções, através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, atestamento, apuração da causa ou prescrição do reparo de problemas, defeitos, falhas e anomalias construtivas e/ou de manutenção.

Os resultados dos diagnósticos são apresentados através de Laudos Técnicos, decorrentes das cinco ferramentas diagnósticas tradicionais, a saber:

 
- Vistorias (Constatação); 
- Inspeções (Diagnóstico e Orientação Técnica); 
- Auditorias (Atestamento de Conformidade Técnica); 
- Perícias (Nexo Causal); 
- Consultorias (Diagnóstico, Prognóstico e Profilaxia).

Os laudos de Engenharia Diagnóstica podem servir para diversas finalidades, mas as duas principais estão relacionadas aos estudos da qualidade técnica de obras de construção civil ou a produção de provas periciais. 

A qualidade construtiva pressupõe a ausência de problemas técnicos, sendo fundamental se evitar ou minimizar as patologias prediais, motivo da importância dos estudos diagnósticos das mesmas, quer para repará-las, quer para evita-las. 

Quanto às provas periciais de Engenharia Diagnóstica, as mesmas visam a apuração da responsabilidade pela ocorrência do defeito/anomalia/vício construtivo, falhas de manutenção ou uso inadequado para que se possa auxiliar na aferição de direitos e responsabilidades das partes envolvidas. 

 

Autor: Tito Lívio Ferreira Gomide – Coordenador da Divisão de Patologias das Construções do Instituto de Engenharia - São Paulo - 2013

  • Engenharia Diagnóstica Curitiba
  • Inspeção Predial Curitiba
  • Laudos de Engenharia Curitiba

(41) 3357-1141 - (41) 99714-5136

R. Venezuela, 119 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82510-100, Brasil

  • Preto Ícone Instagram

©2018 by Henko Engenharia.