Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Property Condition Assessment


Serviço especializado de engenharia diagnóstica será regulamentado como Inspeção Predial no Brasil.

No mercado imobiliário atual, minimizar custos com manutenção e maximizar a vida útil de um prédio, seus componentes e sistemas são itens cada vez mais importantes para investidores e usuários das edificações.

Com um parque construído cada vez mais antigo, em todo o País, fatores técnicos relacionados a conservação, segurança, saúde, acessibilidade e conformidade das edificações com regulamentos e normas técnicas são cada vez mais relevantes e devem ser analisados nos processos envolvendo transações imobiliárias e de tomada de decisão.

Inspeção predial em curitiba

Edifício Corporate Jardim Botânico em Curitiba - PR: Obra LEED Gold

Trabalhos envolvendo a avaliação de propriedades podem ter diversas abordagens, dentre elas as de viés predominantemente técnico ou de valor. Quando se trata de uma abordagem com viés técnico, a Avaliação das Condições de uma Propriedade (Property Condition Assessment - PCA) é uma abordagem cujo resultado é um relatório abrangente sobre a condição atual dos sistemas de um edifício, e não apenas do valor comercial de um imóvel. Nele se identificam deficiências e áreas que requerem reparo, substituição e/ou atualização. É neste sentido que hoje temos no Congresso Nacional e na ABNT, discussões sobre leis e normas envolvendo estes assuntos.

O atendimento à regulamentação local deve ser verificado, especialmente a de proteção contra incêndios, e uma lista de necessidades e recomendações sobre a execução de melhorias e intervenções necessárias para o atendimento destas exigências, e demais requisitos e necessidades do cliente quanto a segurança, habitabilidade e funcionalidade do imóvel, deve ser apresentada em um PCA. Normalmente, este tipo de inspeção também avalia os riscos associados ao valor da propriedade resultantes de necessidades de reparos, manutenções e substituições adiadas.