Dentro da área de engenharia civil existem muitos tipos de laudos técnicos que podem ser elaborados pelos profissionais habilitados, é importante prestar atenção neste conteúdo para retirar as dúvidas mais comuns, neste artigo vamos abordar os seis tipos mais comuns de laudos emitidos pelos engenheiros civis:

 

Laudo de reforma

 

É o laudo técnico necessário para se executar uma reforma em sua casa, escritório, apartamento, entre outras edificações, ele deve ser elaborado por um engenheiro civil de acordo com a norma NBR 16280:2014, que irá discorrer sobre as exigências de segurança, os pontos que devem ser observados, os responsáveis pela reforma, é muito importante que se avise o síndico do prédio em caso de reforma em apartamentos, pois o mesmo deve liberar sua reforma antes do início da mesma, com o laudo técnico de reforma em mãos e assinado por um engenheiro, o síndico terá segurança para liberar sua reforma.

 

Laudo de inspeção predial

 

A inspeção predial é uma das ferramentas que auxiliam na elaboração ou revisão do plano de manutenção e na gestão predial, é a avaliação técnica do estado de conformidade de uma edificação, visa avaliar o desempenho, a vida útil, segurança, operação, manutenção e estado de conservação da mesma, através deste laudo técnico o proprietário ficará ciente das anomalias (problema proveniente da própria construção ou do uso) e falhas (não conformidade decorrente da manutenção) de seu imóvel e terá auxílio especializado que preparará um plano de manutenção para ele.

 

Laudo de avaliação de imóveis

 

É o laudo que está inserido no conjunto dos laudos de avaliação de bens, como avaliação de equipamentos e máquinas, propriedades rurais, empreendimentos, recursos naturais e ambientais, patrimônios históricos, este laudo é orientado pela NBR 14653, que versa sobre as metodologias utilizadas para se encontrar o valor do seu bem, o profissional de engenharia é capaz de fornecer o real valor do seu imóvel se baseando nas características do mesmo e de sua vizinhança, é amplamente utilizado. Principalmente por bancos e justiça.

 

As instituições financeiras recorrem a este instrumento nas operações de concessão de crédito e financiamento, no ajuizamento de seguros, e também na avaliação de patrimônios de órgãos públicos e empresas privadas. Já a justiça, utiliza o Laudo Técnico de Avaliação (LTA) como ferramenta em processos litigiosos de herança, divórcio, separação de sociedade comercial entre outras ações. Quando uma pessoa está interessada em comprar uma casa através de um financiamento habitacional, por exemplo, o banco solicita ao avaliador que emita parecer no tocante ao preço do imóvel.

 

Laudo de recebimento de imóvel

 

É o laudo técnico que irá avaliar as condições de entrega de seu imóvel, o engenheiro irá averiguar durante a entrega as condições iniciais, e procurará por possíveis anomalias, que possam comprometer a segurança ou conforto dos usuários, tudo isso será documentado em um laudo e entregue ao cliente para que o mesmo decida as ações que serão tomadas junto à empresa construtora/incorporadora.

 

Laudo de vistoria de vizinhança

 

O laudo de vistoria de vizinhança tem a intenção de evitar que os edifícios comerciais ou residenciais sejam danificados por obras executadas no seu entorno. Ele é produzido antes mesmo das etapas iniciais da obra, como implantação do canteiro, movimentação de terra e fundações, é precedido por uma inspeção e vistoria que pode ser feita por engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações. A maior parte das construtoras de elevado padrão já internalizaram a cultura de contratar profissionais habilitados para elaborar o laudo, com o objetivo de reduzir o número de litígios.

 

Laudo pericial judicial

 

É o laudo técnico expedido para auxiliar juízes de direito durante processos que exigem conhecimento técnico fora do âmbito do juiz, o magistrado então nomeia um perito que irá elaborar um laudo sobre o processo corrente, e as partes poderão também contratar um perito de sua confiança para afirmar ou contestar o conteúdo do perito inicialmente nomeado pelo magistrado, esses peritos de confiança atuarão como assistentes técnicos das partes e ajudarão a elucidar os fatos, após avaliada toda a situação, o juiz de direito poderá aferir as responsabilidades.

Laudo de infiltração, Laudo de infiltração predial, laudo pericial de infiltração, laudo de vistoria de infiltração, laudo infiltração apartamento, Laudo de vazamento, Laudo de vazamento de água, laudo técnico de vazamento, laudo de caça vazamento, laudo técnico vazamento de água, laudo sobre vazamento de água, laudo de vistoria de vazamento, laudo de investigação de vazamento.

São laudos específicos abordando a investigação e diagnóstico de problemas envolvendo água. A água pode ser proveniente de vazamento em tubulações de água quente, água fria, águas pluviais, águas servidas ou efluentes e esgoto sanitário e doméstico. Também podem ser provenientes de infiltrações decorrentes de problemas de estanqueidade nas edificações envolvendo falhas e defeitos de impermeabilização, fissuras e trincas em alvenarias de fachadas ou descontinuidades no encontro de materiais ou elementos construtivos tais como encontro de lajes e vigas com alvenarias ou falhas de arremate no selante de juntas de fachada.

Laudo técnico de fissuras, laudo de trincas, laudo técnico de trincas e fissuras, Laudo de recalque de fundação, laudo de problema construtivo, laudo de vicio oculto, laudo de vícios construtivos, laudo de obra inacabada, laudo de obra, laudo de obra de apartamento, laudo obra apartamento, laudo técnico obra civil, laudo técnico obra, laudo pericial obra civil, laudo técnico obra inacabada, laudo vistoria obra, laudo de obras, laudo de obras paralisadas, laudo técnico residencial, laudo técnico predial, laudo técnico comercial, laudo técnico industrial, inspeção judicial, inspeção de qualidade, laudo de vistoria de vizinhança, laudo de vistoria de imóvel, laudo de vistoria técnica, laudo de vistoria cautelar, laudo de vistoria de aluguel, laudo de vistoria de obra.

São diversos os tipos e nomes que se pode dar a um laudo envolvendo problemas e anomalias construtivas. Os laudos técnicos devem apresentar os resultados das investigações a cerca de um ou mais problemas respeitando o escopo e delimitação das investigações. O diagnóstico da anomalia construtiva deve ser pautado por uma analise objetiva evitando especulações e subjetividade. Para isto são necessários diversos tipos de ensaios e muitas vezes campanhas de monitoramento para verificação da evolução dos problemas tais como recalques de fundações, movimentação de trincas e fissuras não estabilizadas e até mesmo movimentações higroscópicas e térmicas dos elementos construtivos.

Perito, Perito Judicial, Perito Criminal, Perito em Engenharia Civil, Perito Criminal Engenharia Civil.

Vícios construtivos, vícios construtivos ocultos, vícios construtivos responsabilidade, vícios construtivos em edificações, vícios construtivos prescrição, vícios construtivos em edificações - diagnóstico e manutenção, vícios construtivos decadência, vícios construtivos CDC.

(41) 3357-1141 - (41) 99714-5136

R. Venezuela, 119 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82510-100, Brasil

  • Preto Ícone Instagram

©2018 by Henko Engenharia.