- Serviços Preventivos de Engenharia Diagnóstica aplicados à fase de realização das obras

- Auditorias de Engenharia (Projetos, Materiais e Execução)

- Vistorias de acompanhamento e Fiscalização de obras (Execução, materiais, terminalidade e QSMS)

- Consultoria para o desenvolvimento de indicadores de qualidade, desempenho e confiabilidade na Construção Civil

- Serviços de Engenharia Diagnóstica aplicados às atividades de  comissionamento, entrega e assistência técnica de obras

- Engenharia de Valor aplicada  a Avaliação Pós-Ocupação de empreendimentos imobiliários (Retroalimentação e Aprendizado)

Laudo de Inspeção Predial Laudo de Inspeção de Combate a Incêndio Laudo de Inspeção de Acessibilidade Laudo de Inspeção de Esgoto e Águas Pluviais Laudo de Inspeção de Hidráulica (Sistema de Água Fria e Quente) Laudo de Inspeção de Fachada Laudo de Inspeção de Estrutura e Fundação Laudo de Inspeção de Infiltração (Umidade) Laudo de Inspeção Emergencial Laudo de Avaliação de Reformas (ABNT NBR 16280) Laudo de Inspeção Especializada Laudo de Gestão de Garantia de Construção Laudo de Recebimento e Entrega de Obra Inspeção de Execução de Obras Análise de Projeto Laudo de Vistoria Cautelar Laudo de Vistoria de Vizinhança. 

Consultoria, análise e esclarecimento de dúvidas quanto a sintomatologia, mecanismos de degradação, causas prováveis de determinada manifestação patológica nos sistemas construtivos. A Consultoria de Patologias tem o objetivo de esclarecer os sintomas, mecanismos e causas de determinada manifestação patológica na edificação, a fim de nortear a tomada de decisão de incorporadores, construtores e proprietários.

 

A Consultoria de Patologias pode ser contratada para atender às seguintes demandas: Diagnóstico e reparo de anomalias construtivas identificadas durante a execução de obras;

 

Solução para chamados de Assistência Técnica de considerável complexidade; Elaboração de projetos para prevenção de manifestações patológicas; Elaboração de procedimentos de execução para prevenção de manifestações patológicas. A Consultoria de Patologias será feita por meio de reuniões, análise de documentos, visita em campo.

 

Avaliação das condições técnicas da edificação, apurando as causas prováveis da situação, classificação da importância das falhas, anomalias e manifestações patológicas mais significativas, assim como indicação das ações necessárias para assegurar a conservação da edificação. Pode ser comparado a um check-up de saúde feito por um médico.

 

O Laudo de Inspeção Predial tem o objetivo de identificar vícios ocultos decorrentes de erros de projeto ou execução (endógenos) falhas humanas (exógenos), agentes externos naturais (naturais), falta de manutenção (falhas) ou desgaste natural da edificação (funcional), a fim de serem identificados logo no início de sua manifestação, para que não comprometam grandes áreas ou afetem outros elementos da edificação, ou passem do período de garantia.

 

Outra vantagem da inspeção predial é a eventual identificação de alguns vícios não manifestos que podem comprometer o desempenho da edificação e se, identificados tardiamente, podem ser inviáveis ou muito onerosos para reparo. O Laudo de Inspeção Predial deve ser realizado conforme frequência exigido pela legislação local, sendo recomendável que seja feita a cada 5 anos, ou menos, conforme recomendação após conclusão da Inspeção Predial.

 

A Inspeção Predial será feita por meio de entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos, vistoria sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário), registro fotográfico ou vídeo por câmera manual ou drone, em todos os sistemas da edificação.

Laudo de Inspeção de Hidráulica (Sistema de Água Fria e Quente) Avaliação das condições técnicas e eventual apuração das causas que levaram a gerar a falhas ou manifestação patológicas no sistema de água fria ou quente.

Laudo de Inspeção de Fachada Avaliação das condições técnicas e eventual apuração das causas que levaram a gerar a manifestação patológicas nas fachadas.

Laudo de Inspeção de Estrutura e Fundação Avaliação das condições técnicas e eventual apuração das causas que levaram a gerar a manifestação patológicas nas estruturas. Laudo de Inspeção de Infiltração (Umidade) Apuração das causas que levaram a gerar a manifestação da umidade.

Laudo de Inspeção Emergencial São diversas atividades (processos) de apuração das causas de determinado acidente ou sinistro, avaliando as condições dos sistemas afetados. É um caso particular do Laudo de Inspeção Predial Especializado. Como peritos, estamos à disposição da sociedade 24 horas por dia.

 

O Laudo de Inspeção Emergencial tem o objetivo de aprofundar o diagnóstico de determinado acidente ou sinistro, aprofundando-se mais nas análises e investigações das causas e mecanismos de ação, a fim de auxiliar os afetados na preservação de seus bens, resguardar os usuários e vizinhos quanto a riscos à segurança e à saúde, e propondo soluções de reforço, recuperação e reparo eficientes que recuperem a edificação ou sistema afetado.

 

Um laudo de inspeção emergencial pode ser contratado para atender às seguintes demandas: Incêndios; Explosões; Enchentes; Desabamentos  totais ou parciais; Ruptura grave de elementos estruturais. A Inspeção Emergencial será feita por meio de contenção ou escoramento dos sistemas afetados, vistoria sensorial, uso de instrumentos de medição, realização de ensaios expeditos ou laboratoriais (se necessário), registro fotográfico ou vídeo por câmera manual ou drone, entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos.

Laudo de Gestão de Garantia de Construção Avaliação das condições técnicas da edificação, do atendimento ao plano de manutenção, identificando e apurando as origens das principais irregularidades e manifestações patológicas e classificando-as quanto à responsabilidade (construtor/usuário), classificando, também, quanto à sua importância, assim como a indicação das ações necessárias para reparo e conservação da edificação.

 

O Laudo de Gestão de Garantia tem o objetivo de identificar vícios ocultos decorrentes de erros de projeto ou execução (endógenos) falhas humanas (exógenos), agentes externos naturais (naturais), falta de manutenção (falhas) ou desgaste natural da edificação (funcional), a fim de serem identificados logo no início de sua manifestação, para que não comprometam grandes áreas ou afetem outros elementos da edificação, ou passem do período de garantia.

 

Outra vantagem da inspeção predial é a eventual identificação de alguns vícios não manifestos que podem comprometer o desempenho da edificação e se, identificados tardiamente, podem ser inviáveis ou muito onerosos para reparo. O Laudo de Gestão de Garantia pode ser realizada a o critério do contratante, sendo que a Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia e a Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia recomenda que seja feita no 1º, 3º e 5º anos iniciais da edificação.

 

A Inspeção de Gestão de Garantia será realizada por meio de entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos, vistoria sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário), registro fotográfico ou vídeo por câmera manual ou drone, em todos os sistemas da edificação.

Laudo de Recebimento e Entrega de Obra Inspeção e auditoria da edificação e seus projetos e documentos, verificando a presença e anomalias, manifestações patológicas e, principalmente, o atendimento aos requisitos técnicos das legislações e normas vigentes na época do protocolo do projeto em prefeitura.

 

O Laudo de Recebimento e Entrega de Obra tem por objetivo atuar de maneira preventiva, identificando vícios aparentes, inconformidades em relação à legislação e normas técnicas, antes do início do uso da edificação, a fim de evitar litígios, economizar custo com retrabalhos e intervenções que são muito maiores após a entrega da edificação.

 

O Laudo de Recebimento e Entrega de Obra deve ser contratado antes do início do uso da edificação, tendo a data limite a véspera dos 90 dias da instalação do condomínio, período em que o prazo de reclamação de vícios aparentes.

 

O Laudo de Recebimento e Entrega de Obra será feito por meio de análise de projetos, contrato de compra, material publicitário e demais documentos, vistoria sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário), registro fotográfico ou vídeo por câmera manual ou drone.

 

Laudo de Entrega de Obra; Laudo de Recebimento de Obra; Laudo de Constatação de Término de Obra;

 

Laudo de Conclusão de Obra; Laudo de Recebimento de Edificação Nova; Laudo de Recebimento de Edificação Recém-construída; Laudo de Recebimento de Unidade; Laudo de Recebimento de Áreas Comuns;

Laudo de Aceitação de Edificação Nova; Laudo de Aceitação de Edificação Recém-construída; Laudo de Inspeção e Auditoria de Recebimento de Obra; Laudo de Vistoria de Entrega de Obra; Laudo de conformidades no fim de obra; Laudo de conformidades no final de obra; Laudo de final de obra; Laudo de fim de obra; Laudo de registro de entrega de obra; Laudo de vícios aparentes.

 

Laudo de Fiscalização Técnica de Obras; Laudo de Inspeção de Execução de Obras; Laudo de Auditoria de Obras; Laudo de Fiscalização de Obras;

 

Laudo de Acompanhamento de Obras.

Análise de Projeto Auditoria e verificação de projetos com base nos requisitos técnicos das legislações e normas vigentes na época do protocolo do projeto em prefeitura. A Análise de Projeto tem por objetivo atuar de maneira preventiva, identificando inconformidades em relação à legislação e normas técnicas, a fim de evitar litígios, economizar custo com retrabalhos, imprevistos e estouros de orçamento durante e após a execução de obras.

 

A Análise de Projeto pode ser feita, em geral, em empresas incorporadoras, construtoras, gerenciadoras, escritórios de projetos e condomínios. Uma análise de projeto pode ser contratado desde a concepção do projeto até algum tempo depois da conclusão dos projetos executivos. Recomendamos que seja contratado logo no início da elaboração dos projetos, para que as eventuais irregularidades identificadas não influenciem no processo de contratação e execução de obras.

 

A Análise de Projeto será feita por meio de verificação de todas as folhas e disciplinas de projeto e memoriais da edificação, norteados por diretrizes e lista de verificação elaboração pela Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia laudo técnico engenheiro civil Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia. ABNT. NBR16277: Auditoria de projetos – Orientações para desenvolvimento e execução. Rio de Janeiro, 2017. Auditoria de projeto; Verificação de projeto.

 

Laudo de Vistoria Cautelar Vistorias em todas as áreas, imóveis ou bens, antes do início de uma intervenção, como, por exemplo, a demolição de uma obra já existente, como medida preventiva (cautelar) ou produção antecipada de prova, para resguardo judicial. Laudo de Vistoria Cautelar tem por objetivo preservar o contratante de eventuais responsabilidades por reclamações de perdas e danos indevidos. Um laudo de vistoria cautelar pode ser contratado para atender às seguintes demandas: Demolições; Início de obra ou reforma (ver Laudo Vistoria de Vizinhança); Abandono de obra pelo construtor ou empreiteiro; Acidentes ou sinistros em bens móveis e imóveis; Irregularidades e/ou anomalias em bens móveis e imóveis; Entrega de determinado bem ou serviço; Término de obra ou de serviço.

 

A Vistoria Cautelar será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário) e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone. ABNT. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996. Laudo cautelar; Laudo Ad Perpetuam Rei Memoriam; Laudo de resguardo judicial; Laudo Preventivo; Laudo de Prevenção. Laudo de Vistoria de Vizinhança Vistorias em todos os imóveis vizinhos a uma obra (dentro da área de influência), antes do início de demolições, execução de obras, reformas ou movimentações de solo. É um caso particular do Laudo de Vistoria Cautelar.

 

Laudo de Vistoria de Vizinhança tem por objetivo constatar o estado de conservação e estabilidade dos imóveis lindeiros a determinada obra ou reforma, de maneira preventiva, a fim de distinguir anomalias construtivas (vícios) pré-existentes à obra daquelas ocasionadas posteriormente a ela. Também, identificar edificações precárias que podem colapsar com a execução da obra. Além disso, garante ciência ao proprietário quanto ao estado de seu imóvel, para que não reclame de algo indevido.

 

Muitos desconhecem, mas a vistoria cautelar de vizinhança é uma obrigação do construtor segundo a NBR 12722 (ABNT, 1992) em seu item 4.1.10 Vistoria preliminar, subitem 4.1.10.1: “Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado habilitado uma vistoria […]”.

 

A Vistoria de Vizinhança deve ser feita em toda área de influência ao redor da obra, devendo ser definido em comum acordo entre o contratante, consultor de solos e fundações e a Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia laudo técnico engenheiro civil Empresa especializada em perícias e laudos técnicos de engenharia. Um laudo de vistoria de vizinhança deve ser contratado antes da demolição ou início da obra, para que seja possível realizar as vistorias e estudo prévio nos imóveis da vizinhança.

 

Recomendamos que seja contratado de 30 a 60 dias antes do início da obra, variando de acordo com o tamanho do terreno e imóveis vizinhos. Todos os imóveis dentro da área de influência serão comunicados quanto ao início da vistoria.

A Vistoria de Vizinhança será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição de fissuras e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone.

 

ABNT. NBR 12722: Discriminação de Serviços para a Construção Civil. Rio de Janeiro, 1992. ABNT. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996. ABNT. NBR 15575-1: Edificações habitacionais: desempenho – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA SP (IBAPE-SP). Norma de Vistoria de Vizinhança: procedimentos básicos executivos. São Paulo, 2013. Laudo de vizinhança; Laudo de vizinhos; Laudo de início de obra; Laudo de entorno de obra; Laudo de Gestão de Vizinhança; Laudo de Vistoria Prévia. Assistência Técnica em Ações Judiciais Consultoria de Engenharia Perícias de Engenharia

 

(41) 3357-1141 - (41) 99714-5136

R. Venezuela, 119 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82510-100, Brasil

  • Preto Ícone Instagram

©2018 by Henko Engenharia.