Inspeção Predial: Para que serve?
top of page

Inspeção Predial: Para que serve?


A Inspeção Predial serve para identificar problemas que afetam a função, durabilidade, desempenho e habitabilidade das edificações. Deve ser realizada por profissional habilitado resultando em documento formal, apresentado na forma de Laudo de Inspeção Predial, onde devem estar devidamente identificados os problemas e locais em que ocorrem.

As anomalias e falhas identificadas na inspeção devem ser classificadas de acordo com a sua importância e urgência, em ordem de prioridade, juntamente com as orientações técnicas preliminares para que seja possível o correto encaminhamento das intervenções necessárias. O Laudo de Inspeção Predial deve apresentar um diagnóstico geral das condições encontradas na edificação, apontando e justificando a contratação de estudos e ensaios complementares, quando necessário. Antes de decidir por qualquer intervenção, é recomendável que Síndicos, Administradores e Gestores Prediais tenham em mãos o Laudo de Inspeção Predial.

Para evitar conflito de interesses, deve-se optar pela contratação de empresas distintas para cada tipo de serviço. A elaboração da inspeção e diagnóstico não deve ser realizada pela mesma empresa contratada para a execução dos serviços, da mesma forma, a definição da melhor solução de engenharia e a fiscalização da execução e uso dos materiais deve ser realizada com a assessoria de um Engenheiro que não tenha relação com a executora dos serviços, evitando assim situações onde a executora auto-fiscaliza seus serviços.

Ao contratar um profissional para a realização de uma Inspeção Predial, o cliente estará realizando um investimento. Os resultados são a minimização de riscos, a otimização do uso de recursos e a construção de um relacionamento profissional pautado na confiança, uma vez que não é do interesse do cliente nem do profissional que elaborou a inspeção que os resultados das intervenções fiquem aquém do esperado.

Até o próximo post!

bottom of page