Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Inspeção Predial e Imobiliária: Quando e por quem deve ser feita?


A inspeção de imóveis é uma atividade consolidada nos EUA e em diversos países da Europa, contando com regulamentação própria e associações profissionais renomadas e reconhecidas internacionalmente.

Mais do que uma simples Vistoria realizada pelo comprador ou interessado no imóvel, a Inspeção é uma atividade técnica realizada por profissional da área, Engenheiro ou Arquiteto, cuja finalidade é constatar as condições de uso e conservação do imóvel, identificando as eventuais anomalias construtivas, degradação da construção e seus sistemas bem como as necessidades de atualizações e manutenções necessárias.

Nos países onde há a regulamentação sobre a inspeção de imóveis nas transações imobiliárias são acionados os profissionais conhecidos como "Building Inspectors".

No Brasil, não existe o hábito nem regulamentação que leve a consulta de Engenheiros Civis ou Arquitetos durante a realização das transações imobiliárias e as Vistorias e Inspeções de Imóveis acabam sendo realizadas pelos compradores, muitas vezes leigos nos assuntos da

construção civil. Por outro lado, está em discussão a regulamentação federal sobre a realização da Inspeção Predial em todo o parque construído do pais, em intervalos pré-estabelecidos, sendo que nos últimos anos, diversos Municípios tem discutido e aprovado Leis a respeito deste assunto.