Aplicações da Termografia de Infravermelho: Caça Vazamentos
top of page

Aplicações da Termografia por Infravermelho: Caça Vazamentos


Um problema recorrente em edificações novas e antigas são os vazamentos.

Eles podem ser ocasionados pela fadiga e/ou deterioração dos componentes das instalações hidráulicas ou por intervenções realizadas por proprietários e prestadores de serviço durante a realização de instalações, obras e reformas.

O acesso aos projetos e a localização das instalações nem sempre é possível e, mesmo que existam, a identificação do local exato do vazamento não é uma tarefa trivial, uma vez que a água nem sempre se comporta de acordo com a lógica e o bom senso do investigador.

Uma alternativa ao quebra-quebra é a utilização da termografia de infravermelho. Esta técnica consiste em um Ensaio Não Destrutivo (END) capaz de identificar o local exato do vazamento. Consiste em uma constatação visual e inequívoca do local do vazamento eliminando a subjetividade da investigação.

Além disto, pode-se utilizar a técnica para a identificação do percurso dos ramais das instalações hidráulicas, permitindo a elaboração do "as built" das instalações existentes quando da ausência dos projetos hidráulicos.

A contratação deste tipo de ensaio traz economia de tempo e minimiza sobremaneira os transtornos gerados com as técnicas e métodos convencionais baseados na tentativa e erro.

Até o próximo post!

bottom of page